CREMERJ participa de debate no HFB
17/03/2025
Na última segunda-feira, 10 de março, o CREMERJ participou de um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Em formato de roda de debates, o tema principal da discussão foi o papel das instituições no enfrentamento à violência contra as mulheres. O encontro ocorreu no auditório da maternidade da unidade, que fica localizada no bairro de Bonsucesso – Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
A conselheira do CREMERJ Beatriz Costa, que também atua como médica ginecologista no HFB, participou da mesa debatedora e falou sobre assédio. Além dela, também participaram a promotora de justiça do VI Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca da Capital, Luciana Soares Rodrigues, e a assistente social do Centro de Referência para as Mulheres Suely Souza de Almeida, Bárbara Zilli Haanwinckel.
Para Beatriz, é preciso combater com mais energia esses crimes. “As instituições têm um papel fundamental no enfrentamento da violência contra a mulher, seja criando políticas de proteção, acolhimento e denúncia, seja promovendo o debate sobre o tema. No CREMERJ, mantemos uma comissão dedicada a apoiar e orientar médicas que sofrem violência no trabalho. Precisamos fortalecer essas iniciativas para garantir ambientes profissionais mais seguros e justos para todas as mulheres”, destacou ela.
O então conselheiro Luiz Zamagna também participou do evento, representando a autarquia. Ele pontuou que essa luta deve ser de todos. “Os homens devem se engajar mais no combate a esse tipo de violência, não só participando da discussão, mas também apoiando as vítimas e denunciando qualquer caso que presencie”, disse ele.