Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de encontro nacional dos CRMs

21/11/2024

Nos dias 13 e 14 de novembro, o CREMERJ participou do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (II ENCM 2024), em Maceió (AL). O evento reuniu lideranças do CFM e dos CRMs de todo país para debater temas sobre saúde pública e exercício da medicina. Na ocasião, o presidente Walter Palis representou a autarquia do Rio de Janeiro. O conselheiro federal Raphael Câmara, que também é do CREMERJ, participou do evento. 

O primeiro dia do evento trouxe palestras e mesas-redondas que abordaram temas fundamentais para o futuro da medicina, começando com uma conferência sobre os pilares do sistema CFM/CRMs e a relação com a sociedade e os médicos. Entre os destaques, discutiu-se a importância do Exame de Proficiência em Medicina, analisando seus impactos sobre a qualidade dos profissionais. A fiscalização do ato médico também foi debatida em uma mesa-redonda que explorou seu papel na segurança e qualidade da assistência. Para encerrar, ocorreu um debate sobre a violência contra médicos, com apresentação de estatísticas de agressões e propostas de lei para proteção dos profissionais.

Já o segundo dia trouxe a publicidade médica como tema central, com uma análise detalhada dos impactos da Resolução CFM nº 2.336/23, destacando-se os efeitos das novas regras nas áreas de cirurgia plástica, oftalmologia e medicina do esporte. Também ocorreu uma mesa-redonda sobre as corregedorias e o exercício ético da medicina, com discussões sobre o papel regulador das entidades e o uso de inteligência artificial na prevenção de infrações éticas. O evento encerrou-se com a conferência “Ato Médico – ciência, arte e juridicidade”, seguida da apresentação da Carta de Maceió, documento que consolidou o posicionamento dos participantes sobre os temas discutidos. 

Além dos debates e reflexões, o II ENCM 2024 também homenageou os membros da Comissão Nacional Eleitoral, que contribuíram para o processo democrático das últimas eleições no sistema de conselhos. 

"Reunir os membros dos CRMs nos permite obter novas perspectivas e soluções para os desafios da atividade conselhal e da medicina no Brasil. É uma oportunidade muito proveitosa para aprimorarmos nossas ações em prol da ética profissional, da sociedade e da saúde coletiva", avaliou Walter Palis.