CREMERJ, AMB, CFM e CBO se reúnem com ANS
25/10/2024
O CREMERJ, junto à Associação Médica Brasileira (AMB), ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), participou, nessa quarta-feira, 23 de outubro, de uma reunião com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para debater alternativas que visem melhorar a remuneração e as condições de trabalho para os médicos oftalmologistas. O encontro aconteceu na sede da ANS, situada na Glória – na Zona Sul da capital.
Durante a reunião, foi discutido o empacotamento predatório da oftalmologia e de todas as especialidades afins. O termo se refere à prática de impor pacotes de serviços médicos a preços reduzidos, muitas vezes, sem levar em consideração a complexidade dos procedimentos e a qualidade do atendimento prestado.
“Isso tem gerado grande preocupação entre os médicos, uma vez que afeta não apenas a remuneração justa dos profissionais, mas também coloca em risco a segurança dos pacientes”, explicou o conselheiro Gustavo Khaled, coordenador da Comissão de Saúde Suplementar do CREMERJ.
Gustavo Khaled conduziu a reunião ao lado do diretor de Defesa Profissional da AMB, Carlos Henrique Mascarenhas Silva; do segundo-tesoureiro do CFM, Carlos Pretti; da presidente do CBO, Wilma Lelis; do tesoureiro da entidade, Frederico Pena; e dos integrantes da Comissão de Saúde Suplementar e SUS (CSS.S) do CBO, João Fernandes e Guilherme Portes.
Da ANS, participaram a diretora adjunta de Desenvolvimento Setorial, Angélica Carvalho; a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade dos Prestadores de Serviços, Raquel Lisboa; a coordenadora de Estímulo à Qualidade dos Prestadores de Serviços, Aline Mesquita; e o coordenador de Contratualização, Carlos Eduardo Viana.
Ao final do encontro, ficou acordado que o CBO produzirá uma peça jurídica para enviar à ANS, para que eles possam tomar as medidas necessárias em relação às operadoras que estão preferindo à prática do empacotamento.