STJ confirma legalidade da greve dos médicos peritos
14/07/2010
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou na quarta-feira, 14, a legalidade da greve da perícia médica previdenciária no despacho do seu presidente em exercício, ministro Hamilton Carvalhido, que proibiu o corte do ponto dos peritos grevistas.
“Determino que, por ora, as autoridades coatoras se abstenham do corte do ponto e consequente desconto na folha de pagamento dos peritos médicos grevistas, até decisão ulterior do relator do \"mandamus\" aguardando publicação (prevista para 02/08/2010) - petição nº 185763/2010 (petição requerendo)”, escreveu o ministro em suas considerações.
O CREMERJ reitera o apoio à paralisação dos médicos peritos, cujas reivindicações de melhores condições de trabalho são legítimas e necessárias. Entre elas estão garantia de segurança; reestruturação da carreira; regulamentação da gratificação; campanha educativa de forma continuada à população sobre o papel da perícia; preenchimento das vagas existentes; e redução da jornada de trabalho, sem prejuízo dos vencimentos.
O movimento paredista teve início em 22 de junho, com adesão em massa da categoria.