Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Outubro Rosa fomenta conscientização sobre o câncer de mama

02/10/2024

A campanha Outubro Rosa, criada na década de 90 do século passado, tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. Neste ano, a ação será voltada à saúde da mulher e aos desafios e perspectivas para o controle da doença. 

Para o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Mastologia do CREMERJ, Carlos Ricardo Chagas, o Outubro Rosa é muito mais do que um mês de conscientização. “A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade vital para falarmos sobre prevenção e diagnóstico precoce. A informação salva vidas, e é nosso dever, como médicos, incentivar a discussão e ajudar a desmistificar o assunto”, destacou ele. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa neoplasia é o tipo de tumor com maior incidência em mulheres de todas as regiões do Brasil. Para 2024, foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama, sendo 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A detecção precoce é fundamental e pode ser realizada por exames de imagem, como a mamografia – que deve ser feita anualmente em mulheres com mais de 40 anos. 

Os principais sinais e sintomas a serem observados são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; e alterações no mamilo ou saída espontânea de líquido do mesmo.

O CREMERJ apoia esse movimento mundial e incentiva a consulta regular com um médico especialista.