Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Vacinação e qualidade de vida são debatidas em evento do CRM

13/08/2024

O CREMERJ promoveu na última sexta-feira, 2 de agosto, o evento “Vacinação e longevidade - Incluindo qualidade de vida”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, pela conselheira responsável pelo Grupo Trabalho (GT) sobre Vacinas e Imunizações do Conselho, Katia Nogueira, e pela coordenadora do GT Isabella Balallai. 

Antes de iniciar as apresentações, Palis destacou a importância do tema, em meio a tantos questionamentos sobre o papel dos imunizantes. “A vacinação é fundamental na vida da sociedade, sendo um assunto que precisa ser fomentado. O CREMERJ sempre estará a favor da ciência, que comprova diariamente o quanto as vacinas são eficazes e indispensáveis”, disse Palis. 

A primeira parte da programação focou na vacinação em idosos e o que se esperar. A presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Maisa Carla Kairalla, iniciou os debates comentando sobre o tema “Vacinação e Longevidade”. Em seguida, Isabella Balallai discorreu sobre o melhor momento para se vacinar um idoso. Após as apresentações, a conselheira Kátia Nogueira abriu um espaço para perguntas e respostas sobre os temas debatidos. 

Continuando a sequência de palestras, as vacinas tríplice e dupla bacteriana, febre amarela e dengue foram abordadas na segunda parte da programação. Os assuntos em questão foram debatidos pela membro do comitê assessor da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Patrícia Guttmann; pela coordenadora estadual de Controle de Infecção Hospitalar, Patrícia Mouta; e pela diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Flavia Bravo. Elas comentaram sobre as estratégias das imunizações e suas principais características. 

Posteriormente, a médica atuante do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz - Bio-Manguinhos/Fiocruz, Maria de Lourdes Maia, conversou com os participantes e tirou dúvidas sobre os assuntos apresentados.  

Já na terceira parte do encontro, Isabella Ballalai discutiu os riscos associados à falta de vacinação contra o Herpes Zóster. Em seguida, o médico especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Rodrigo Schrage Lins, abordou a questão da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em adultos e idosos no Brasil. Já na última palestra do bloco, Flavia Bravo falou sobre as opções de vacinas para a prevenção da doença pneumocócica. 

As palestras foram seguidas por uma sessão de perguntas e respostas conduzidas por Patrícia Guttmann. Ela esclareceu dúvidas dos participantes e aprofundou ainda mais a discussão sobre a importância das vacinas. Na parte final do evento, Patrícia e Rodrigo encerraram a programação com palestras sobre os temas: “O idoso com doenças de base: recomendar ou contraindicar a vacinação” e “Covid-19: qual o cenário hoje e para que fazer tantos reforços?".

Para conferir a galeria de fotos do evento, clique aqui.