Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Verde e Azul são as cores das campanhas do mês de Abril

12/04/2024

O mês de abril tem como destaque duas campanhas de conscientização: a segurança do trabalho, representada pela cor verde, e o Transtorno de Espectro Autista, representado pela cor azul.
 
Abril Verde

O movimento “Abril Verde” surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Assim, a campanha visa garantir mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, ocorrem mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais. 

Para mitigar esse quadro, durante a campanha, diversas ações e eventos são promovidos para disseminar informações sobre a segurança do trabalho, prevenção de acidentes, leis trabalhistas e outros assuntos relacionados.
 
Abril Azul

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha Abril Azul foi idealizada para conscientizar as pessoas sobre o autismo – transtorno que afeta uma a cada 160 crianças no mundo. O autismo é caracterizado por níveis, ou seja, ele pode se manifestar desde uma forma leve até uma forma mais severa. 

A campanha Abril Azul também busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, bem como proporcionar mais visibilidade ao tema e a inclusão na sociedade. 

O diagnóstico para o autismo é feito por meio de critérios clínicos que são baseados em dois pilares: o prejuízo de comunicação e interação social e a presença de interesses e comportamentos com padrões restritos e repetitivos. Já o tratamento é personalizado e interdisciplinar, ou seja, envolve médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, de acordo com cada necessidade. 

O CREMERJ apoia as duas campanhas e chama à atenção todos os médicos e toda a sociedade para esses temas.