CREMERJ promove evento sobre HPV e câncer de colo do útero
11/03/2024
O CREMERJ realizou no último sábado (9), o evento “Vacinação contra o HPV e o Combate ao Câncer de Colo do Útero”. O encontro, que foi transmitido ao vivo pelo canal do CREMERJ, no Youtube, teve como objetivo promover a conscientização e prevenção contra a doença – que pode afetar cerca de 17 mil mulheres até 2025, segundo o Ministério da Saúde.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis. Junto dele, estiveram à mesa: as conselheiras Katia Nogueira e Célia Regina da Silva; a membro da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Tânia Cristina de Mattos; o membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Romero Leal Passos; e a pesquisadora da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Redes do INCA, Flávia de Miranda Corrêa.
Na ocasião, o presidente do Conselho reforçou alguns compromissos da autarquia com a população e com os médicos que atuam nesse campo. “Com a realização deste evento, o CREMERJ busca disseminar mais conhecimento sobre a importância da vacinação e do diagnóstico precoce contra o câncer de colo do útero. Nosso papel é zelar pela saúde pública, além de promover qualidade de vida à população e apoiar os médicos nesta missão”, disse Palis.
A programação, que foi dividida em duas partes, teve início com uma apresentação sobre a situação dos cânceres preveníveis por HPV no Brasil – ministrada por Cláudia Bessa Pereira, médica pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer. Logo após, a especialista em oncologia pediátrica Nathalia Grigorovski debateu sobre a triagem, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero. Em seguida, para complementar o assunto, a mestre e doutora em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Eliana Márcia Wendland, comentou sobre a pesquisa POP – Brasil II, que destaca o estudo epidemiológico sobre a prevalência nacional do HPV.
Ainda na primeira parte, houve uma conferência sobre o plano de eliminação do câncer de colo do útero. A aula foi coordenada pela mestre em pesquisa clínica Maria de Lourdes Maia e ministrada por Lely Stella Guzmán - mestre em bioética e epidemiologia.
Já na segunda parte, o destaque foi para a vacinação. O especialista em infectologia pediátrica e membro do departamento científico de imunizações da Soperj, Flavio de Oliveira Czernocha, comentou sobre as novas vacinas e suas indicações. Além dele, a membro do Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações do CREMERJ, Patrícia Guttman, deu mais detalhes sobre a eficácia, a segurança e o impacto causado pela vacina contra o HPV.
Para encerrar a programação, foram ministradas mais duas palestras. Nessa etapa, o médico infectologista do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, Marcos Gomes de Souza, e a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella de Assis Ballalai, destacaram a importância da vacinação nos homens e os desafios para a alta adesão.