Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dengue: CREMERJ e SES-RJ reúnem-se para definir estratégias

02/02/2024

Nessa quarta-feira, 31 de janeiro, membros da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ e representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) reuniram-se para debater sobre os crescentes casos de dengue no território fluminense. O objetivo da reunião foi mostrar o panorama situacional e definir ações conjuntas.

A abertura da reunião foi realizada pelo conselheiro responsável pela comissão, Alexandre Chieppe, e pela secretária de saúde, Claudia Mello. Na ocasião, Chieppe destacou alguns fatores complicadores para o enfrentamento à dengue no cenário atual. “Precisamos recapacitar a rede de saúde para melhor lidar com esses casos de dengue, evitando a confusão com outras doenças, como a leptospirose, e atentando para as mudanças no manejo clínico divulgadas pelo Ministério da Saúde”, disse o conselheiro.

Iniciando o bloco de apresentações, a superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da SES-RJ, Luciane Velasque, expôs dados atualizados do boletim publicado pela secretaria no mesmo dia. Conforme divulgado, o Rio de Janeiro já registrou 17.437 casos prováveis de dengue nas quatro primeiras semanas de 2024. Em comparação, no mesmo período do ano passado, o estado teve 1.441 registros da doença.

Na sequência das apresentações, Daniela Vidal, médica da Comissão de Óbitos da SES-RJ, falou acerca das mortes em investigação e sobre os dois casos confirmados neste ano: uma mulher de 98 anos, em Itatiaia; e um homem de 33 anos, em Mangaratiba.
 
Como encaminhamentos e deliberações da reunião, ficaram definidas ações conjuntas entre o CREMERJ e a SES-RJ para capacitar médicos das redes de assistência em curtíssimo prazo, alcançando as cidades do interior e da região metropolitana. O foco principal da estratégia educativa traçada será a qualificação do atendimento aos pacientes para evitar casos graves e óbitos.

Participaram também da reunião os conselheiros Antônio Abílio Santa Rosa, Fernando Barros, Kátia Nogueira, Margareth Portella, Renata Simas, Ricardo Farias, Roberto Fiszman, Ronaldo Vinagre e Walter Palis, bem como o integrante da comissão Pedro Archer.