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Transformação digital: CREMERJ implanta três novos sistemas

07/12/2023

No mês de novembro, o CREMERJ implantou três novas plataformas digitais que darão mais celeridade, redução de custos e segurança para as atividades da autarquia. As ferramentas são o CRM Virtual – Fiscalização, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Processo Administrativo Eletrônico (PAe).

A implantação dos sistemas faz parte de um projeto do Conselho Federal de Medicina (CFM) para padronizar as atividades nos conselhos regionais de todos os estados. A fim de viabilizar os treinamentos dos conselheiros e funcionários, uma equipe do CFM realizou, ao longo do mês, encontros presenciais e on-line para apresentar as funcionalidades e vantagens de cada ferramenta.

Para o presidente do CREMERJ, Walter Palis, os novos sistemas representam um marco significativo na modernização e eficiência dos processos. “Ao digitalizar tarefas anteriormente realizadas manualmente ou em papel, estamos promovendo uma transformação digital crucial. Isso não apenas simplificará as operações internas, aumentando a agilidade e reduzindo possíveis erros, mas também resultará em benefícios tangíveis para os usuários externos que utilizam os nossos serviços. A adoção dessas soluções reflete nosso compromisso com a inovação em prol da ética e da medicina”, disse Palis.

Conheça o CRM Virtual – Fiscalização

A plataforma CRM Virtual - Fiscalização conta com instrumentos atualizados para a realização de vistorias nas unidades de saúde. Os formulários impressos foram substituídos por tablets com checklists disponíveis para os médicos fiscais do CREMERJ preencherem de forma mais fácil.

O sistema contempla as resoluções CFM nº 2.073/2014, 2.153/2016, 2.214/2018 e 2.056/2013, bem como o Manual de Vistoria e Fiscalização, uniformizando as práticas de controle da medicina em todo o Brasil. Após as vistorias, os resultados são remetidos a uma base de dados centralizada no CFM, possibilitando estudos e levantamentos sobre carências e necessidades no sistema de saúde. Outra grande novidade é o módulo Espaço do Fiscalizado, onde os diretores técnicos dos estabelecimentos poderão responder, em tempo real, os apontamentos dos relatórios do CREMERJ e apresentar soluções com mais rapidez.

Saiba mais sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão processual e de produção de documentos oficiais em meio digital. Amplamente utilizado pela administração pública brasileira, o SEI possibilita o acesso eletrônico aos processos e agiliza seus trâmites.

Além da otimização de tempo, o SEI gera maior proximidade entre a instituição e os usuários externos e contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a utilização de material de escritório e dispensando o uso de papel.

Confira as vantagens do Processo Administrativo Eletrônico (PAe)

Inspirado nos processos eletrônicos do Poder Judiciário, o CFM estabeleceu como meta estratégica a implantação do PAe – Processo Administrativo Eletrônico no âmbito de todo o sistema conselhal de medicina. Desse modo, o PAe chega para instrumentalizar os conselhos federal e regionais de solução informatizada para atender os processos e ritos de julgamentos nas duas instâncias.

Entre os benefícios, pode-se destacar a celeridade processual, a redução de custos de diversas naturezas e a segurança de dados sensíveis que constam em sindicâncias, processos ético-profissionais e demais procedimentos administrativos.