Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ realiza solenidade pelo Dia dos Médicos

20/10/2023

O CREMERJ promoveu, na noite dessa quarta-feira (18), uma homenagem ao Dia dos Médicos. O evento foi realizado no Cristo Redentor – um dos principais pontos turísticos do país – e teve o objetivo de reconhecer a dedicação de todos os médicos que, com seu esforço, ajudam a fortalecer a medicina no Rio de Janeiro. Na ocasião, sete médicos, que atuam em unidades de referência do estado, foram condecorados com a Medalha Redentor.

Na abertura da solenidade, a cerimonialista e jornalista Isabele Benito propôs um minuto de silêncio em memória dos quatro ortopedistas que foram brutalmente atingidos por tiros na orla da praia da Barra da Tijuca, no início do mês, o que resultou na morte de três deles. Após o ato simbólico, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, falou sobre o tema da cerimônia que, neste ano, dedicou-se a contar a história de profissionais que contribuem para a promoção da boa medicina no Rio de Janeiro. Também discursaram nesse momento o vereador e médico Rogério Amorim, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e o secretário-geral da Academia Nacional de Medicina, José Galvão, que também é conselheiro do CREMERJ.

“Parabenizamos, hoje, os mais de 70 mil médicos do nosso estado. Por meio das menções que serão realizadas aqui, sintam-se todos representados. Os colegas condecorados neste evento plantaram raízes importantes. Conhecer essas trajetórias serve como exemplo para todos os médicos, desde os mais jovens até os mais experientes”, disse Palis, que citou o tema da solenidade, intitulado Raízes da Medicina.

Na sequência, foi iniciada a entrega da Medalha Redentor, honraria criada pelo Conselho em tributo ao mérito médico. O primeiro a recebê-la foi o oftalmologista Carlos Paiva Gonçalves, que teve a influência do pai e do avô na escolha da sua profissão e no amor pelo trabalho no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia – o primeiro instalado no estado do Rio de Janeiro. O conselheiro José Galvão foi quem realizou a entrega.

Logo depois, foi a vez da reumatologista Blanca Elena Rios Gomes Bica. Ela se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – cuja faculdade de medicina é a primeira fundada no estado – e seguiu carreira na instituição. Quem entregou a honraria a ela foi o conselheiro Ronaldo Vinagre.

O terceiro homenageado foi o cirurgião vascular Adalberto Pereira de Araujo, que recebeu a homenagem das mãos do conselheiro Julio Cesar Peclat. Por décadas, Adalberto dedicou-se ao trabalho no Hospital Naval Marcílio Dias, onde realizou diversas técnicas na especialidade, sendo algumas inéditas na época. Ainda hoje, ele atua em consultório.

Outro condecorado foi o médico Luiz Sérgio Zanini, atuante na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro, com passagem pelos serviços de cirurgia plástica e de medicina da família. O diretor do CREMERJ Joel Silveira Filho fez a entrega.

Pela destacada atuação na emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar – a primeira instalada na cidade e a maior da América Latina –, o pediatra Divaldo José do Carmo recebeu a Medalha Redentor das mãos do conselheiro Fernando Jorge Barros.

Já no âmbito das unidades da rede estadual, foi homenageado o médico Luis Antônio Luciano dos Santos, que atuou durante anos no Hospital Albert Schweitzer, o qual fazia parte dessa rede. A entrega da medalha foi feita pela secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Por fim, foi condecorado o ginecologista Joaquim Ferreira Pereira, que dedicou mais de 40 anos ao Hospital Federal dos Servidores do Estado, onde fez história no serviço de ginecologia, sendo o responsável por treinar muitos residentes. Quem realizou a entrega foi o presidente do Conselho, Walter Palis.

Clique aqui para assistir à série de vídeos “Raízes da Medicina”, que conta detalhes da carreira dos médicos condecorados.

Após a entrega das sete medalhas e antes do encerramento, as médicas que compuseram a Comissão Regional Eleitoral das Eleições CRMs 2023 receberam uma menção honrosa. Responsáveis pela condução das atividades do pleito, o primeiro on-line e que bateu recordes de participação, Edna Maria de Queiroz e Geórgia Saldanha de Souza foram cumprimentadas pelas conselheiras Ana Cristina Russo e Célia Regina da Silva.

Iluminação do Cristo Redentor em homenagem aos médicos do Rio

A programação do Dia dos Médicos promovida pelo CREMERJ previa, inicialmente, a iluminação do monumento do Cristo Redentor na cor verde, que simboliza a medicina. No entanto, devido às condições climáticas, a iluminação teve que ser adiada. Ainda em outubro, os médicos do estado receberão essa homenagem. A ação ocorrerá em parceria com o Santuário Cristo Redentor. Acompanhe o site e as redes sociais do Conselho para saber o dia da atividade.