Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Outubro Rosa é debatido no CREMERJ

16/10/2023

Motivada pelo Outubro Rosa – campanha de conscientização contra o câncer de mama –, a Câmara Técnica de Mastologia do CREMERJ promoveu o evento “Revolucionando o Outubro Rosa: Olhares Inéditos”, na última segunda-feira, 9, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho.

A abertura foi conduzida pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, e contou com a participação do conselheiro Antonio Abílio Santa Rosa; do coordenador da câmara técnica, Ricardo Chagas; da presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional do Rio de Janeiro, Maria Júlia Calas; e da membro da CT, Sabrina Chagas.

Na ocasião, Palis comentou sobre a importância da campanha. “Essa iniciativa que começou debatendo o câncer de mama, hoje ficou muito mais ampla, porque permite que a gente aborde a saúde da mulher como um todo”.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca do câncer de mama, relacionando o assunto a nove grandes enfoques: histórico, visão jurídica, tratamento atual, survivorship (pessoas diagnosticadas com câncer), cuidados paliativos, população LGBTQIA+, diferenças entre raças e câncer de mama nos homens. Para abordar os tópicos, foram convidados os especialistas Viviane Esteves, Alex Souza, Marcelo Barbosa, Sabrina Chagas, Cristhiane Pinto, Maria Julia Calas, Raquel Guimarães e Luiz Fernando Amaral.

Ao final dos dois blocos, os participantes debateram e responderam dúvidas.