Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento sobre Síndrome Alcoólica Fetal

27/09/2023

O CREMERJ promoveu, nesse sábado, 23 de setembro, o evento “Síndrome Alcoólica Fetal (SAF): avanços e desafios de uma doença pouco conhecida no Brasil”. O encontro, que foi destinado a médicos e acadêmicos de medicina do estado do Rio de Janeiro, teve transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube do CREMERJ. O evento foi realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho, em parceria com o Grupo de Estudos SAFBrasil.

A mesa de abertura contou com a presença da segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, e dos conselheiros Benjamin Baptista e Guilherme Toledo – ambos responsáveis pelo GT sobre Drogas Lícitas e Ilícitas.

A programação teve início com a palestra “Serviço de Pré-natal como espaço de Prevenção da SAF”, ministrada por Célia Regina da Silva. Na sequência, foi a vez de Vanderléa Cabral, mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, que apresentou o assunto “Prevalência de uso de álcool na gestação no Brasil”.

Já o palestrante Mário Roberto Romano, psiquiatra pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, falou sobre “A SAF e a prevenção na Atenção Básica no SUS”. Após a apresentação, os médicos José Mauro de Lima, professor associado de neurologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, e Hermann Grinfeld, vice-presidente do Núcleo de Estudos da SAF, debateram o tema.

Ao final da discussão, os participantes puderam tirar suas dúvidas pelo chat e aprender um pouco mais sobre os temas apresentados.

Clique aqui e assista ao evento na íntegra!