Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Segurança dos médicos do RJ é tema de reportagem do Fantástico

24/07/2023

O Fantástico (TV Globo) desse domingo, 24 de julho, veiculou uma reportagem na qual mostrou detalhes da agressão sofrida pela médica Sandra Bouyer Rodrigues na semana passada, no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, localizado na Zona Norte da capital fluminense. A matéria mostrou como se deu a dinâmica dos fatos naquele dia e trouxe luz a uma das principais lutas do CREMERJ: a garantia da segurança dos médicos no seu local de trabalho.

O noticiário apresentou alguns dados do Portal da Defesa Médica, lançado pelo Conselho em novembro de 2018, com o objetivo de receber denúncias de agressão e de exercício ilegal da medicina. Conforme reportado, a cada três dias um médico é agredido dentro de uma unidade de saúde no estado. Já nos últimos cinco anos, foram relatadas mais de 540 agressões, sendo 75 físicas.

Outra pauta que ganhou destaque no programa foi a Resolução nº 344/2023, publicada pelo CREMERJ no dia 26 de junho. De acordo com o texto, todas as unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro passam a ser obrigadas a fornecer segurança para garantir a integridade física dos médicos e demais profissionais que atuam nesses estabelecimentos. A norma, que vale para instituições públicas e privadas, entrará em vigor em 180 dias contados a partir da publicação no Diário Oficial da União. O prazo é necessário para que as estruturas administrativas se adaptem.

Com a veiculação da reportagem, que teve audiência nacional no horário nobre da TV, o CREMERJ trouxe a público suas últimas ações práticas em relação ao tema e seus esforços para transformar a situação atual. Para assistir à íntegra, clique aqui.