Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM repudia artigo publicado que ataca médicos homeopatas

29/06/2023

O CREMERJ, por meio de sua Câmara Técnica de Homeopatia, expressa repúdio ao texto publicado no jornal O Globo, no dia 29 de maio, de autoria da microbiologista Natalia Pasternak. Na publicação, de forma infundada, os médicos homeopatas são taxados como charlatães que visam o lucro, e os tratamentos por eles indicados são apresentados como sem eficácia, sob a análise unilateral de uma pessoa que não é médica.

A Homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980. Do mesmo modo, a Associação Médica Brasileira também chancela a especialidade, que é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças. Ao contrário do afirmado no artigo, o médico homeopata tem uma visão global sobre o paciente, não excluindo outros tipos de abordagens terapêuticas e contando com a contribuição de todas as especialidades médicas, quando necessário para uma boa prática clínica.

Diante da falta de debate, tanto por parte da autora quanto do veículo de comunicação, a Câmara Técnica de Homeopatia do CREMERJ vem a público combater a desinformação e manifestar sua indignação em relação a essa ofensa que atinge toda a classe médica. Leia a íntegra da nota de repúdio, clicando aqui.