Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e PM debatem medidas em prol da segurança dos médicos

07/06/2023

Medidas preventivas contra a agressão aos médicos nas unidades de saúde localizadas no estado foram debatidas nesta terça-feira, 6 de junho, no Quartel General da Polícia Militar (PMERJ), no Centro do Rio de Janeiro. O CREMERJ pediu uma reunião com o órgão para tratar do assunto e foi recebido pelo secretário de Estado e comandante-geral da PMERJ, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Durante o encontro, o Conselho apresentou dados referentes ao número de médicos agredidos durante o exercício profissional. Para as informações, a autarquia contabilizou todas as denúncias de colegas que sofreram algum tipo de agressão – física ou verbal – nos últimos anos, que foram registradas por meio do Portal da Defesa Médica – presente no site do CREMERJ.

O Conselho também expôs sua preocupação com a segurança dos profissionais nas unidades de saúde e relatou casos recentes em que médicos procuraram a autarquia para pedir auxílio após serem agredidos fisicamente. Com base em todas essas situações, o CREMERJ, que foi representado pelo seu presidente, Guilherme Nadais, e pelo conselheiro federal Raphael Câmara, pediu apoio ao comandante-geral da PMERJ no sentido de promover ações em conjunto para proteger os médicos no seu ambiente de trabalho.

Na reunião, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires se prontificou a realizar uma parceria com o CREMERJ, com a finalidade de atuar na segurança dos médicos. Entre as propostas, foi apresentada a possibilidade de incluir uma área exclusiva para os profissionais no aplicativo do órgão, o RJ 190, que está disponível nas versões iOS e Android. O objetivo é tornar mais ágil e prática a denúncia dos colegas que estiverem sob algum tipo de ameaça em unidades de saúde pública ou privada e, principalmente, prover, por parte das autoridades policiais, um atendimento mais rápido a esses médicos, devido à urgência da situação.

Uma nova reunião está prevista para acontecer ainda este mês entre o CREMERJ e a PMERJ para abordar a parte prática relacionada à inclusão dessa seção no aplicativo, que será destinada aos médicos. No próximo encontro, também serão discutidas outras medidas referentes à segurança dos colegas nos seus locais de trabalho.