Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de solenidade alusiva aos 75 anos de Israel

18/05/2023

O CREMERJ participou de uma solenidade em celebração aos 75 anos do Estado de Israel, promovida na sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O evento, realizado no dia 8 de maio, contou com a participação de cônsules e autoridades diplomáticas, entre eles o embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine.

Durante a cerimônia, foram homenageados com o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto o arquiteto André Orioli, responsável pelo projeto do Memorial às Vítimas do Holocausto, recém-inaugurado na Zona Sul da capital fluminense, e a professora doutora Sofia Débora Levy, curadora e diretora educacional do memorial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Humanidade Médica do CREMERJ.

“É uma honra participar dessa sessão, que vem sendo realizada há 30 anos em homenagem ao Estado de Israel. Isso traz uma amizade de longa data da cidade do Rio de Janeiro com esse Estado tão querido”, disse Sofia.

No sábado seguinte, 13, foi realizada uma visita guiada ao local. Na ocasião, estiveram presentes os conselheiros Antônio Abílio Santa Rosa e Roberto Fiszman. Além deles, participaram também da atividade membros das câmaras técnicas de Cancerologia e de Genética e do Grupo de Trabalho sobre Doenças Raras.

“A história nunca pode ser esquecida e esse memorial ajudará a contá-la. Os erros do passado devem ser observados e não podem ser repetidos. Na medicina, nosso Código de Ética traz previsões que explicitam que se trata de uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, devendo sempre ser exercida sem discriminação de nenhuma natureza”, destacou o conselheiro Abílio.