Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ lança ferramenta para emitir LME de forma on-line

10/05/2023

Os conselheiros do CREMERJ se reuniram para lançar oficialmente, nessa terça-feira, 9 de maio, o LME – Plataforma Digital. Com a ferramenta, os médicos poderão emitir, de forma on-line, laudos de solicitação de medicamentos para retirada em farmácias especializadas do SUS no estado do Rio de Janeiro. Até então, só havia a possibilidade de obter o documento, comparecendo a uma consulta presencial. Com a novidade, a rotina ficou muito mais fácil tanto para os médicos quanto para os pacientes que estão em tratamento de doenças crônicas ou raras.

A sessão contou com a participação do secretário de estado de saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior (Dr. Luizinho), e de presidentes e representantes de diversas sociedades de especialidades médicas. “É uma satisfação podermos desenvolver esse trabalho em conjunto com o Conselho. Precisamos trabalhar sempre para desburocratizar o acesso à saúde, e essa plataforma digital colabora para isso”, avaliou o secretário.

Ainda na abertura, o presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais, falou sobre a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). “Essa realização é um importante marco para a população fluminense e para a classe médica. Nossa plataforma já conta com mais de dez serviços digitais para agilizar o dia a dia. O LME chega agora para somar mais uma funcionalidade ao sistema”, disse ele.

Dando prosseguimento ao evento, o conselheiro responsável pela plataforma de receitas e documentos digitais do CREMERJ, Ricardo Farias, apresentou os resultados da ferramenta nos últimos anos. Desde o lançamento, em maio de 2020, até hoje, já foram emitidos mais de 10 milhões de documentos, facilitando o cotidiano dos médicos. “A nossa missão institucional é garantir uma boa medicina à sociedade. Nesse sentido, a plataforma digital do CREMERJ tem auxiliado os médicos a oferecerem isso aos cidadãos”, destacou Farias, que também é idealizador da Receita Digital da autarquia.

Na sequência, a superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Safie-SES/RJ), Samira El-Adji, explicou o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Na ocasião, ela expôs aos participantes alguns detalhes sobre essa estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso aos brasileiros.

Por fim, o conselheiro idealizador do projeto LME Digital, Ricardo Azêdo, mostrou o passo a passo de como operar o sistema e comentou sobre o processo de criação. “Foram muitas reuniões de planejamento para conseguirmos alinhar tudo e chegarmos aqui. Queremos agradecer a todos da RioFarmes, da Ceaf, da Safie e do nosso Conselho que tornaram essa realização possível”, agradeceu Azêdo.

Para assistir ao tutorial do LME – Plataforma Digital, clique aqui.