Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM participa do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina

14/03/2023

Nos dias 9 e 10 de março, ocorreu o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023 – Gestão 2019/2024. O evento, realizado em Recife, debateu a economia da saúde, o uso da telemedicina, os dilemas enfrentados pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), entre outros assuntos.

O presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, esteve presente no encontro, acompanhado pelos conselheiros Luiz Fernando Nunes e Walter Palis. Além deles, o conselheiro Luis Guilherme Teixeira do Santos participou como um dos palestrantes, falando sobre o futuro da saúde suplementar.

No primeiro dia de evento, foi realizada uma conferência sobre as fronteiras da neurociência, duas mesas redondas e uma solenidade de entrega de comendas do Conselho Federal de Medicina (CFM). Receberam a honraria: o ortopedista rondoniense Viriato José da Silva Moura; a reumatologista paulista Eloisa Bonfá; a médica e missionária canadense Monique Boughet; o infectologista roraimense Mauro Shoshuka Asato; o oftalmologista goiano Marcos Ávila; e o cirurgião geral pernambucano Antônio Lopes Miranda. Já a nova comenda Amigo da Medicina foi concedida ao senador Marcos Rogério (PL/RO). Na ocasião, também receberam homenagens o ex-presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Côrrea Lima, e os ex-conselheiros Cláudio Balduíno Souto Franzen, Rubens dos Santos Silva e Henrique Batista e Silva.

Fechando a programação, o segundo dia trouxe palestras e debates sobre dano moral coletivo, legalidade da governança no sistema dos CRMs, entre outras pautas. Foi promovida, ainda, mais uma conferência cujo tema foi as doenças neglicenciadas no mundo contemporâneo.

Para o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, atividades como essa são essenciais para a troca de experiências e aprendizado. “Reunir os membros dos Conselhos Regionais de Medicina possibilita termos novos olhares e soluções para os desafios da atividade conselhal. É uma oportunidade de aperfeiçoarmos nossas ações e prol da medicina, da ética profissional e da sociedade”, disse ele.