Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novembro Azul e Novembro Roxo são as campanhas deste mês

04/11/2022

O mês de novembro é marcado por duas campanhas importantes: o Novembro Azul, que chama a atenção para a luta contra o câncer de próstata, e o Novembro Roxo, que alerta para o risco da prematuridade.

Novembro Azul

A campanha promove a saúde do homem, incentivando-o a se consultar com um médico e, quando necessário, realizar o exame de toque. Atualmente, o mês reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cor azul foi escolhida para dar sequência e alinhamento ao movimento Outubro Rosa, relacionado às mulheres.

Mundialmente conhecido como Movember, junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro), o Novembro Azul começou na Austrália em 2003. O mês foi escolhido porque contempla, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O movimento chegou ao Brasil em 2008 e deve ser cada vez mais divulgado.

Novembro Roxo

O Dia Mundial da Prematuridade também é comemorado em 17 de novembro. O objetivo da campanha é alertar toda a sociedade sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê. A cor foi escolhida para comunicar dois significados: a sensibilidade e a transformação.

Qualquer nascimento que aconteça depois de 20 semanas de gestação e antes de 37 semanas completas é considerado prematuro. Quanto menor a idade gestacional, mais grave e complexo é o tratamento do recém-nascido na UTI neonatal, que exige, muitas vezes, uma estrutura complexa nem sempre disponível.