Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento sobre novos medicamentos

27/09/2022

O CREMERJ promoveu, por meio da sua Câmara Técnica (CT) de Clínica Médica, o evento “Novos Medicamentos”, que aconteceu nesse sábado, 24, no auditório Júlio Sanderson – na sede do Conselho – na Zona Sul da capital. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CREMERJ, fez uma atualização sobre os principais fármacos que surgiram no mercado e do seu uso no tratamento de algumas doenças.

A abertura foi conduzida pelo conselheiro Sylvio Provenzano, responsável pela CT de Clínica Médica do Conselho, que ressaltou o papel importante dos medicamentos na assistência dos pacientes. “Expectativas de vida têm aumentado devido ao uso de alguns medicamentos e doenças, antes, sem qualquer tipo de perspectiva, passaram a ter um controle mais adequado, assegurando aos indivíduos uma qualidade de vida que outrora não tinham. Esse assunto é muito importante para a medicina e agradecemos a presença de colegas tão conceituados para falar sobre o tema e ampliar o nosso conhecimento”, completou.

Já a coordenadora da CT Clínica Médica do CREMERJ, Kátia Vencato Piazi, alertou sobre a importância de todos os médicos estarem atualizados em relação aos novos medicamentos, o que permite tratamentos mais modernos e, em alguns casos, mais eficazes para os pacientes. “Mesmo que o médico seja especialista em uma área específica da medicina e que possivelmente ele não precise prescrever aquele remédio, é importantíssimo que ele saiba sobre a existência daquela medicação. Isso, para o paciente, representa uma nova esperança e, para nós médicos, também”, destacou.

A programação contou com palestras que relacionaram o uso de novos medicamentos como forma de terapêutica para algumas doenças. O primeiro tópico abordado foi “Para tratamento de doenças reumáticas”, ministrado pelo conselheiro Ricardo Azêdo, que é responsável pela Câmara Técnica de Reumatologia do CREMERJ e professor assistente de Clínica Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Já o tema “Para tratamento de insuficiência cardíaca” foi apresentado pelo doutor em Cardiologia da Universidade de São Paulo (USP), o médico Marcelo Westerlund Montera.

Também doutor em Cardiologia pela USP e mestre em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o professor Evandro Tinoco Mesquita, ministrou a palestra “Para tratamento de amiloidose cardíaca”. Em seguida, o pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, Alexandre Pinto Cardoso, que é doutor e professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre o tema “Para tratamento de asma brônquica”.

Encerrando o ciclo de apresentações, o coordenador do Departamento de Obesidade e Doenças Associadas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Ricardo de Andrade Oliveira, que é especialista em endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), apresentou a palestra “Para tratamento de diabetes mellitus”. Já o médico clínico Roger Dennis Rohloff, que é coordenador das UTIs da Mulher da Maternidade Perinatal, abordou o assunto “Para tratamento ambulatorial da Covid-19”.

Ao fim do encontro, os palestrantes responderam e esclareceram questionamentos do público. O evento está disponível na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Para assistir, clique aqui.