Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento – Alcino Lázaro da Silva

30/03/2022

É com grande pesar que o CREMERJ comunica o falecimento do cirurgião Alcino Lázaro da Silva, nessa quarta-feira, 30 de março. O médico, que faleceu aos 86 anos, foi uma das maiores referências na cirurgia gastroenterológica, trazendo grandes contribuições para a medicina, entre elas o desenvolvimento de uma conhecida técnica de correção de hérnia incisional batizada com seu nome.

Ele foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu o título de professor emérito da instituição em 2006, ano em que se aposentou. Alcino Lázaro acumulou, ao longo de sua carreira, diversas premiações e reconhecimentos, destacando-se a Grande Medalha da Inconfidência, a Grande Medalha de Mérito da Saúde e a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo. Foi também autor de importantes livros nas áreas de cirurgia geral, cirurgia de urgência e cirurgia gastroenterológica.

O CREMERJ solidariza-se com familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor.