Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ emite parecer sobre vaga de internação na rede SUS

04/03/2022

O CREMERJ divulgou o parecer Nº 32/2021, o qual versa sobre a possibilidade de um paciente internado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) poder ser removido, por meios próprios, para realizar exames de imagem na rede privada, sem perder a vaga de internação. Na consulta inicial, alegava-se como argumento principal que a rede pública não disponibilizava agenda para a realização do procedimento em tempo hábil, e que familiares desejavam fazê-lo por meios próprios.

No entendimento do conselheiro relator André Luís dos Santos Medeiros, diante do exposto, o leito do paciente que sai para fazer exame na rede privada deve ser garantido como se tivesse saído para realizá-lo no serviço público ou na rede conveniada ao SUS, tendo em vista o direito integral à saúde previsto no texto constitucional. O parecer, aprovado em sessão plenária no fim do ano passado, destaca também que a saúde do paciente deve ser colocada sempre em primeiro plano, não podendo este ser penalizado por uma deficiência do sistema público.

Clique aqui para acessar a íntegra do documento.