Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Em cerimônia, CREMERJ lança publicação científica para médicos

01/02/2022

O CREMERJ lançou sua primeira publicação científica, a revista Medicina, Ciência e Arte, nessa segunda-feira, 31 de janeiro. Para marcar o lançamento, foi realizada uma solenidade, com a presença de autoridades na área da saúde, no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia, que foi transmitida on-line pelo YouTube, foi restrita para convidados devido à pandemia e seguiu todas as recomendações sanitárias.

A revista, que será trimestral e disponível nos formatos impresso e digital, contém artigos científicos inéditos assinados por professores renomados, abordando temas diversos, com foco no dia a dia profissional. O conselho editorial é formado por membros externos ao CREMERJ, com a participação de integrantes da Academia Nacional de Medicina (ANM), de universidades e de colegas atuantes em atividades públicas e privadas.

Os médicos também poderão colaborar com sugestões de temas para as próximas edições. Os assuntos propostos serão avaliados pelo conselho editorial e poderão estar presentes na revista. A ideia de lançar esse tipo de publicação partiu da diretoria do CREMERJ, com o objetivo de oferecer para os mais de 65 mil médicos do estado do Rio de Janeiro um conteúdo científico altamente qualificado.

“Um dos nossos pilares é a educação médica continuada e, apesar da realização de todos os eventos e webinars, sentimos que precisávamos oferecer para os médicos algo mais extenso e aprofundado. Foi quando decidimos produzir a revista e buscamos todas as informações necessárias para isso, sendo a isenção do conteúdo uma delas. Gostaríamos de ter lançado antes, mas, devido à pandemia, tivemos que adiar por conta da vacinação dos médicos, que realizamos em nossa sede, e de todo o suporte em prol da saúde pública e do combate ao vírus, como as fiscalizações, ouvindo os nossos colegas, instituindo normativas e divulgando alertas para a população”, destacou o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Além de agradecer a presença de todos, ele fez um agradecimento especial ao médico e editor-chefe da revista científica, o acadêmico da ANM José Galvão-Alves, e ao secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o médico Daniel Soranz, pela parceria na cessão de doses das vacinas contra a Covid-19 para os médicos, o que fez com que o CREMERJ fosse o primeiro conselho profissional do país a realizar a imunização para os seus profissionais.

“Gostaria de agradecer a generosidade de toda a equipe do CREMERJ na vacinação pelo trabalho incrível. Recebi muitas mensagens de colegas emocionados porque se vacinaram no Conselho, principalmente no início de 2021. Vocês foram fundamentais no incentivo para vacinar os profissionais de saúde e também na conscientização da população sobre a importância da imunização, inclusive das crianças. Vejo essa revista como uma conquista, porque nós precisávamos de um instrumento assim no Rio de Janeiro, e fico feliz que tenha sido o nosso Conselho a realizar isso”, disse o secretário Daniel Soranz.

Segundo o editor-chefe, a revista foi idealizada com foco na importância do cumprimento ético e humano. “Fiquei muito honrado quando recebi o convite do presidente do CREMERJ, Walter Palis, para este projeto. Queremos oferecer uma revista com especialistas do estado do Rio de Janeiro e focada na medicina excelente que realizamos aqui. Essa publicação é de todos nós”, complementou.

Representando o Conselho Federal de Medicina (CFM), o conselheiro federal Luís Guilherme Teixeira dos Santos falou sobre a importância do papel do CREMERJ no ensino. “Dentro do processo de julgar e de fiscalizar dos conselhos, também está o de ensinar. Parabenizo a todos por esta iniciativa e acredito que esta publicação científica é um presente para a medicina fluminense e brasileira”, frisou.

Também integrando a mesa, o conselheiro do CREMERJ Clóvis Munhoz se disse muito satisfeito com o lançamento da revista e destacou a importância da mesma para os médicos de todo o país, além de trazer uma representatividade no âmbito científico para o Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de várias autoridades na área da saúde, dentre elas: o presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, Euderson Tourinho; a presidente da Associação Médica Fluminense (AMF), Zelina Caldeira; o vice-presidente da AMF, Gilberto Garrido; o diretor da SBACV João Sahagoff; o representante da Academia Brasileira de Mastologia Roberto Vieira; a vice-presidente da Unimed Rio, Denise Durão; o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), Altair Dantas de Andrade; e do secretário-geral do CRO-RJ, Ricardo Fischer.

Também participaram da cerimônia os conselheiros do CREMERJ Marcelo Erthal, Luiz Zamagna, Beatriz da Costa, Ricardo Farias, Guilherme Nadais, Flavio de Sá, Yuri Salles, Luiz Fernando Nunes, Ronaldo Vinagre, Sylvio Provenzano, Célia Regina da Silva, Margareth Portella, Hélio de Abreu e Ricardo Cotta, além da médica Anna Gabriela Fuks, do conselho editorial, e da secretária científica da revista, a médica Bruna Cerbino de Souza.

A solenidade está disponível no canal do YouTube. Para assistir, clique aqui!

Para conhecer a revista, clique aqui!