Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Receita Digital é desenvolvida pelo CREMERJ para os médicos

10/11/2021

Com a chegada do novo coronavírus em 2020, e as recomendações das autoridades de saúde para a realização do isolamento social, as consultas médicas pela internet cresceram muito, tornando as prescrições on-line item fundamental na medicina.

Vendo a necessidade de um programa que viabilizasse as prescrições de forma segura, eficiente e gratuita, o CREMERJ, imediatamente, montou um time para elaborar, de casa, a plataforma da Receita Digital, trazendo uma transformação tecnológica para o Conselho e os médicos do estado Rio de Janeiro.

Para esse projeto acontecer, foi necessário o trabalho em conjunto do CREMERJ com o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro. Juntos, eles garantem que o médico está devidamente registrado e autorizado a prescrever e que quem irá liberar o medicamento é um farmacêutico, dando integridade ao processo.

E como funciona?

Para acessar a plataforma de qualquer dispositivo, inclusive do celular, é preciso logar na Área do Médico e entrar na seção da Receita Digital. O profissional emite laudos, atestados, prescrições, pedidos de exames, e muitos outros documentos, e encaminha ao paciente da forma que preferir. Todas as receitas são acompanhadas por um QR-Code onde o farmacêutico comprova que a receita foi realmente prescrita por um médico e confirma que a leitura está sendo feita por um profissional de farmácia habilitado, legitimando a receita.

“Nossos desenvolvedores alcançaram uma estrutura excelente comparado aos serviços similares daquela época, pois ainda não havia nenhum outro que fosse bem estruturado e, ao mesmo tempo, seguro. Nossa ferramenta economiza tempo, melhora a qualidade dos atendimentos, evita falsificações de carimbos, infelizmente ainda muito comuns, e o melhor, permite as teleconsultas no momento de pandemia, protegendo a sociedade sem comprometer a boa prática médica”, avalia o diretor do Conselho e idealizador da plataforma, Ricardo Farias.

Confira as últimas novidades da Receita Digital

Mais agilidade

Criação de modelos de documento: depois de criar atestados, laudos, declarações, pedidos de exames e outros, os médicos podem fixar esses pedidos e emitir os documentos futuramente inúmeras vezes, sem precisar digitar todas as informações novamente.

Aproveitamento de dados: utilizando dados dos pacientes já fornecidos anteriormente

Mais facilidade

Cancela e edita receitas já emitidas, além de renová-las por até 30, 60 e 90 dias

Mais funcionalidade

Emite receitas com CPF

Cancela receitas

Possui filtros para a ferramenta de busca

Declarações prontas que otimizam o tempo da consulta: comparecimento, licença amamentação, comorbidades, encaminhamento para médico de outra especialidade e outras