Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ expressa preocupação com o déficit de médicos no Rio

05/11/2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) enviou ofício nessa sexta-feira, 5 de novembro, ao secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, expressando preocupação quanto ao déficit de profissionais médicos nos setores de emergência nos horários noturnos.

Eventos recentes, como tumultos ocorridos em Unidades Pré-Hospitalares, bem como a baixa remuneração médica e fragilidade na relação trabalhista, têm levado muitos profissionais a abandonar os postos de trabalho, levando ao risco de desassistência à população da maior cidade do estado.

“O horário noturno é desafiador para o médico, por ser um período em que naturalmente o desempenho do profissional fica prejudicado pela privação do sono. É reconhecido na literatura médica que aqueles que exercem sua profissão em tais períodos, vivem menos que a média da população e adoecem mais. No entanto, o atendimento médico, pela sua necessidade de preservação da vida, deve ser contínuo e não admite erro. Eventos recentes, como tumultos em unidades pré-hospitalares, tem causado prejuízo a classe médica, já acometida pela fragilização das relações de trabalho e calotes frequentes das Organizações Sociais que atuam como intermediadoras da contratação de mão de obra em Unidades Públicas. O risco de desassistência à população é real, e deve ser alvo de atenção dos gestores em caráter imediato”, ressalta o diretor conselheiro Yuri Salles Lutz.

O Conselho tem intensificado as atividades fiscalizatórias nas Unidades de saúde acometidas, assim como atuado em diversas frentes em defesa dos médicos.