Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota da Câmara Técnica de Psiquiatria sobre o Setembro Amarelo

22/09/2021

A Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), no ensejo do mês de setembro, consagrado à prevenção do suicídio, vem a público no sentido de apoiar integralmente a campanha idealizada e promovida, há vários anos, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), denominada “Setembro Amarelo”, veiculada largamente pela mídia em âmbito nacional.

Trata-se de uma iniciativa de suma relevância, visto que enfoca a conscientização, desestigmatização e prevenção do suicídio. É concretizada através de publicações, eventos, reportagens e outros meios que permitam amplo esclarecimento educacional sobre o tema.

Números estarrecedores da OMS revelam que, no mundo, são consumados quase 1 milhão de suicídios por ano, resultantes de mais de 20 milhões de tentativas. Tal magnitude requer mobilização massiva das entidades médicas, pois o suicídio é uma EMERGÊNCIA MÉDICA, e como tal deve ser tratada. Cerca de 90% dos casos são relacionados a transtornos psiquiátricos, como Depressão, Transtorno Bipolar, Dependência Química, Transtorno de Ansiedade Generalizada, etc.

Por conseguinte, o CREMERJ encarregar-se-á de engendrar e veicular ações que possam contribuir, de forma efetiva, para minimizar os danos incomensuráveis decorrentes de problema tão grave de saúde pública.

Clique aqui e acesse o vídeo da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERJ.