Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Aherj debate erro médico

07/12/2018

A Associação dos Hospitais Estaduais do Rio de Janeiro (Aherj) promoveu um fórum de debates com o tema Erro médico – da formação médica ao profissional na sociedade: realidade e perspectivas, nesta quinta-feira, 6.

O coordenador do fórum e diretor da Aherj, Roberto Vellasco, abriu o evento anunciando a palestra do conselheiro do CREMERJ Antonio Abílio Santa Rosa. Em seguida, o médico e advogado Renato Battaglia, o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vitor Moreira Lima, o diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Fernando Ferry, e o cardiologista Emilio Zilli também fizeram apresentações.

Segundo o conselheiro do CRM, é importante frisar a diferença entre erros da profissão e negligência. “Errar é humano, só não erra quem não faz. Porém existem erros que são parte da prática, riscos inerentes ao ato médico, e há a irresponsabilidade do profissional médico. É necessária a distinção clara entre os dois, pois está havendo um enorme crescimento na demanda contra o ato médico e temos que nos posicionar. É papel do CREMERJ estar presente nesse tipo de debate para esclarecer nossa visão sobre o tema”, afirmou Antonio.