Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Residente de cardiologia vence o 6º Prêmio

01/09/2009

Dentre 94 inscritos, o residente de cardiologia Fernando Bassan foi o laureado do 6º Prêmio de Residência Médica do CREMERJ, durante a cerimônia realizada nessa sexta-feira, 28 de agosto, no auditório Julio Sanderson. Com o trabalho “Lesão de tronco da artéria coronária esquerda: mudança de paradigma no tratamento?”, o residente do Instituto Nacional de Cardiologia levou para casa um cheque de R$ 5 mil. Sua preceptora, Andrea Rocha de Lorenzo, ganhou um laptop.

Em segundo lugar, ficou Paulo Alonso Garcia Alves Junior, com o trabalho “Características clínicas e resposta ao tratamento em deficientes de GH diagnosticados em idade precoce”, orientado pela médica Izabel Calland Ricarte Beserra. Residente do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Paulo e sua preceptora ganharam um laptop cada.

O terceiro lugar coube à Denise Prado Momesso, por “Avaliação da composição corporal em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e associação com síndrome metabólica e com gordura epicárdica”. A residente teve a endocrinologista Rosane Kupfer como preceptora, pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione. Denise foi agraciada com um fim de semana no Hotel Novo Frade, em Angra dos Reis; e Rosane ganhou uma câmera digital.

Durante essa edição do prêmio, o que chamou a atenção da comissão julgadora e dos conselheiros do Cremerj presentes ao evento foi a profunda intimidade dos residentes com os trabalhos e a desenvoltura na apresentação. “A cada ano temos mais inscritos, e os trabalhos sempre superam nossas expectativas”, disse Márcia Rosa de Araujo, coordenadora da Comissão de Médicos Recém-Formados. Os conselheiros Armindo Fernando da Costa, Vera Fonseca, Marília de Abreu Silva e Matilde Antunes da Costa e Silva, também secretária da comissão, prestigiaram o evento.

Os principais critérios para avaliação dos trabalhos foram originalidade, apresentação e contribuição ao conhecimento médico. A comissão julgadora foi composta por Ana Alice Amaral Ibiapina Parente, membro da Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ e doutora em Pesquisa Clínica pela UFRJ; Eduardo Augusto Bordallo, ex-presidente do CREMERJ e membro da Câmara Técnica de Clínica Médica; Hugo Miyahira, professor chefe de clínica de Ginecologia do HSE, professor-doutor de Ginecologia da UFRJ e ex-presidente da SGORJ; Maria Inez Padula Anderson, coordenadora da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; e Sylvestre Mattos Gomes professor de cirurgia da Universidade Gama Filho.

“Com esse evento, o CREMERJ incentiva a participação dos residentes nas pesquisas da área médica”, salientou a pediatra Ana Alice.

Além da premiação dos três vencedores, os outros sete semifinalistas ganharam um pen drive cada. Também foram sorteados três livros da Livraria Rubio, apoiadora do evento, entre todos os inscritos.

O 6º Prêmio de Residência Médica do CREMERJ contou com o patrocínio da Unimed Federação Rio, da Unimed Rio, da Unicred, da Somerj, da FSB Comunicações, da MCP Consultores e Advogados, da Duo Print e da Angra Eventos.


O prêmio
Os trabalhos inscritos devem ser desenvolvidos no período da residência, sob orientação do preceptor. Do total de concorrentes, são selecionados dez semifinalistas, que apresentam seus trabalhos ao vivo para a comissão julgadora e para o público presente ao evento. Após a apresentação, são escolhidos os três vencedores.

Neste ano, foram inscritos 94 trabalhos ao todo, entre residentes de hospitais públicos, privados e universitários.

Semifinalistas
Confira a lista com os títulos dos trabalhos de todos os semifinalistas:

Daniel Almeida Melo – “Manejo expectante do câncer de próstata na população brasileira - experiência do Hospital Central da Aeronáutica”
Preceptor: Felipe Monnerat Lott - Hospital Central da Aeronáutica

Denise Biangolino Chaves – “Gravidez na adolescência: desfecho das gestações de paciente internadas na enfermaria fora do trabalho de parto” Preceptor: Anderson Anísio - Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth

Denise Prado Momesso – “Avaliação da composição corporal em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e associação com síndrome metabólica e com gordura epicárdica”
Preceptora: Rosane Kupfer - Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione

Elba Sophia Theodoro – “Manejo clínico do Delirium em pacientes idosos hospitalizados: do empirismo para as evidências”
Preceptor: Rogério Oliveira da Luz - Hospital Adventista Silvestre

Fernando Augusto Leone – “Laparatomia por trauma abdominal fechado e arma de fogo: análise comparativa entre duas grandes causas de morte evitável no Brasil”
Preceptor: Flávio Duarte Sabino - Hospital Estadual Getúlio Vargas

Fernando Bassan – “Lesão de tronco da artéria coronária esquerda: mudança de paradigma no tratamento?”
Preceptora: Andrea Rocha de Lorenzo - Instituto Nacional de Cardiologia

Maria Eduarda Duarte de Mello – “Avaliação da eficácia de doses ablativas com Iodo-131 em pacientes com carcinoma diferenciado de tieróide
Preceptor: Marcelo Henrique Mamede Lewer - Instituto Nacional do Câncer

Nilton Lavatori Corrêa – “Correlação entre escore de cálcio e a cintilografia de perfusão miocárdica”
Preceptor: Jader Cunha de Azevedo - Hospital Pró-cardíaco

Paulo Alonso Garcia Alves Junior – “Características clínicas e resposta ao tratamento em deficientes de GH diagnosticados em idade precoce”
Preceptora: Izabel Calland Ricarte Beserra - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira

Rodrigo Freire Mousinho – “Appropriate Use Criteria: aplicação dos critérios de adequação em exames de cintilografia de perfusão miocárdica na avaliação da qualidade assistencial”
Preceptor: Claudio Tinoco Mesquita - Hospital Pró-cardíaco

Leia o resumo dos trabalhos dos vencedores:

1º lugar

2º lugar

3º lugar


\"premio_de_residencia_2.jpg\"                      \"premio_de_residencia_3.jpg\"
Paulo Alonso e sua preceptora Izabel Calland,                        Denise (à esq.) ficou com a 3ª colocação
premiados pelo 2º lugar