CRM participa da inauguração do setor de quimioterapia do HEC

10/10/2013


O CREMERJ participou nessa terça-feira, 8, da inauguração do setor de quimioterapia do Hospital Estadual da Criança (HEC), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O serviço, com capacidade de realizar 200 quimioterapias e hemotransfusões por mês, tem por objetivo dar continuidade ao tratamento dos pacientes onco-hematológicos pediátricos da unidade, diminuindo, com isso, o tempo de internação. 
 
O novo setor é composto por 10 espaços individualizados, equipados com cadeiras para paciente e acompanhante, que contam com televisores e videogames para entreter os pequenos pacientes durante o período de infusão dos quimioterápicos. Foram investidos R$ 730 mil em equipamentos e na adequação do espaço, onde terá uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
 
Desde abril deste ano, o HEC realiza quimioterapia nos pacientes que estão internados na unidade. Até agora, foram feitos 479 procedimentos do tipo.
 
Durante o evento, foi anunciado que o Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking de transplantes realizados em crianças, ficando atrás somente de São Paulo. 
 
Em sua participação, a conselheira Vera Fonseca elogiou o trabalho que os chefes de serviço têm desenvolvido na unidade.
 
“Ainda existe um déficit grande para atender a população infantil, mas esse hospital supriu parte dessa carência. O CREMERJ acredita que essa unidade veio contribuir com um atendimento melhor às crianças. Por isso, é com satisfação que vemos esses dados. As equipes cirúrgicas são de alto nível”, declarou.