Tratamento cirúrgico no diabetes mellitus é tema de fórum

19/09/2013


Médicos participaram nesta sexta-feira, 13, do “Fórum Tratamento Cirúrgico no Diabetes Mellitus: Onde Estamos?”, no auditório do CREMERJ. O evento foi realizado pelo Grupo de Trabalho sobre Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Conselho em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica Capítulo Rio de Janeiro (SBCBM-Capítulo RJ). A abertura contou com a presença da presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo; dos conselheiros Armindo Fernando da Costa e Kássie Cargnin; e dos coordenadores do fórum, Mario Victor Nogueira, que preside a SBCBM-Capítulo RJ, e Walmir Coutinho.

Em sua participação, Márcia Rosa expressou preocupação com o descaso do governo federal em relação à medicina e aos médicos brasileiros.

“Temos um compromisso com a nossa profissão e, por isso, temos lutado pela valorização da medicina, diferentemente do governo federal, que só tem apresentado propostas absurdas, como o programa ‘Mais Médicos’. Eventos como esse nos aproximam e enriquecem ainda mais o nosso conhecimento”, declarou.

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Cirurgia Bariátrica e Metabólica do CREMERJ, Armindo Fernando da Costa, destacou a programação do fórum. 

“O tema abordado foi o diabetes, principalmente no que diz respeito à cirurgia metabólica, que é um assunto de interesse para os clínicos, endocrinologistas e cirurgiões. Falamos sobre os novos conceitos e as novidades em pesquisas e tratamentos, de forma global, então é uma importante atualização. Além disso, visou à integração entre a SBCBM-Capítulo RJ e o grupo de estudo do CREMERJ”, disse.