Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Preparação de atletas é tema de plenária temática

23/05/2013

O conselheiro Serafim Borges proferiu uma plenária temática nesta quarta-feira, 22, com o tema Avaliação Médica da Seleção Brasileira com vistas à Copa do Mundo de 2014. O objetivo foi mostrar a contribuição do médico cardiologista na seleção.

Durante a palestra, Serafim apresentou os protocolos de avaliação médica da Seleção Brasileira de Futebol que participou da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.
 
Ele ainda destacou que esse tema foi apresentado no fórum de cardiologia em Natal (RN).

“O médico do esporte tem uma grande responsabilidade na preparação do atleta e na decisão da liberação do jogador para o campo. Os exames físicos e a auscultação cardíaca frequente são fundamentais”, frisou.

Serafim Borges também é coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do CREMERJ, médico da Seleção Brasileira de Futebol e do Clube de Regatas do Flamengo.