Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recebe diretor executivo da Fundação Saúde

28/03/2013

O CREMERJ se reuniu nesta quarta-feira, 27, com o diretor executivo da Fundação Estatal de Saúde, Christian Ferreira, para discutir a implantação da Fundação nos institutos estaduais.

A reunião contou com a participação de representantes dos institutos estaduais de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalvanti (Hemorio); e dos hospitais estaduais Getúlio Vargas e Carlos Chagas.

Os médicos expuseram suas dúvidas e questionamentos sobre a transição da gestão dos institutos para a Fundação Saúde, a equiparação salarial, o funcionamento do ponto biométrico e a carga horária.

Eles também relataram os problemas que as unidades ainda passam, como a deficiência de insumos básicos e falta de reposição de recursos humanos.

O Iecac foi o primeiro instituto a receber os novos concursados pela Fundação Saúde. Christian Ferreira frisou que a implementação já está sendo realizada nos outros institutos, e que os médicos concursados chegam a partir de abril no Iede e no Hemorio.

No Hemorio o contrato com a Fundação ainda não foi assinado, mas o diretor assegurou que já está em processo de finalização.  

 “Essas entidades formaram e formam médicos com um conhecimento que são valiosos para toda a categoria médica. Uma das nossas propostas é que esse conhecimento se propague para toda a rede estadual”, comentou.

O diretor executivo disse que sua gestão irá fazer um resgate da comunicação com os institutos, e que sua intenção é ouvir os médicos do corpo clínico dessas unidades para construir o melhor caminho para todos.

 “O que nós vemos nas três esferas de governo é uma falta de número suficiente de profissionais e uma desvalorização do médico sob o ponto de vista da remuneração e da assistência. Esperamos que essa situação caótica nas unidades, que perdura por mais de 10 anos, possa ser revertida”, salientou Erika Reis, vice-presidente e membro da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ.

Participaram da reunião Márcia Rosa de Araujo, presidente do CREMERJ, e os conselheiros Aloísio Tibiriçá, Marília de Abreu, Luís Fernando Moraes, Sergio Albieri e Carlindo Machado.

O CREMERJ agendou uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para tratar da situação das unidades estaduais.