Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ em ação pelos médicos federais

20/12/2012


A segunda vice-presidente do CREMERJ, Erika Reis, o segundo vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, e os diretores da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jurandir Ribas e Antonio José dos Santos, respectivamente,  estiveram em reunião com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, nessa quarta-feira, 19, para negociar questões salariais dos médicos federais. Foi decidido que será formado um grupo de trabalho específico para elaborar um estudo sobre a revisão dos valores da Gratificação de Desempenho de Atividades Médicas.

O grupo será constituído por integrantes do CFM, da AMB, da Fenam, do CREMERJ, do Ministério da Saúde e do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro e deverá se reunir em janeiro.

\"Apesar da reunião que tivemos em agosto, quando foi prometida uma mesa de negociação entre o Ministério do Planejamento e as entidades médicas, as conversas não avançaram até hoje. Agora, passadas as eleições, estamos cobrando do governo o que foi assegurado aos médicos durante a tramitação da MP 568\", ressaltou Erika Reis.

Sérgio Mendonça reconheceu o déficit na gratificação dos médicos em relação aos demais profissionais federais, mas alegou que ainda não havia sido feito nenhum estudo do ministério para o reajuste.

\"Vamos ficar vigilantes e mobilizados para que esse grupo de trabalho se estabeleça e formule uma proposta concreta em relação à gratificação dos médicos federais\", salientou Aloísio Tibiriçá.

Com o adiamento da votação do Orçamento para fevereiro, abre-se uma possibilidade de que a reunião do grupo de trabalho prevista para janeiro ainda possa estabelecer os valores para 2013.

A reunião no Planejamento havia sido articulada no dia anterior, 18, pela presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, que esteve no Congresso Nacional com o presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, deputado Luiz Mandetta, e com os deputados Jandira Feghali  e Cláudio Puty, membro da Comissão Mista de Orçamento.

Jandira e Puty intermediaram um contato com o relator do Orçamento, deputado Romero Jucá, e com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga, e apresentaram a proposta de emenda do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que prevê a revisão nos pontos da gratificação dos médicos.

\"A emenda do deputado Mauro Nazif não foi aprovada por criar despesas para o Executivo. Entretanto, se o relator do Orçamento incluir a previsão desses valores no projeto da Lei Orçamentária Anual de 2013, talvez possamos negociar os reajustes. Estamos articulando com o governo e com o Planejamento\", explicou Jandira Feghali.

Com a sanção da MP 568, os médicos tiveram um déficit de cerca de R$ 1.300 nas gratificações em relação às demais categorias.

\"Continuaremos em busca de articulações com os líderes do governo e parlamentares para que essa diferença seja corrigida, como nos foi prometido. O CREMERJ faz questão de participar dessa mesa nacional\", frisou Márcia Rosa de Araujo.