Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ abre Congresso Nacional dos Médicos Residentes

14/12/2012

Começou na quinta-feira, 13, o 46º Congresso Nacional de Médicos Residentes, realizado no auditório do CREMERJ Julio Sanderson. A presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, abriu o evento representando o Conselho Federal de Medicina (CFM), e lembrou da importância dos jovens para a luta por uma saúde de qualidade e uma formação adequada.

\"Estamos aqui para discutir o futuro da medicina no Brasil, num momento em que se vê cada vez mais a terceirização dos recursos humanos, os vínculos precários de trabalho e a falta de incentivo para que os médicos se dediquem à preceptoria dos residentes nos serviços públicos. A mobilização de vocês com certeza pode ajudar a mudar esse cenário\", afirmou Márcia Rosa.

Fizeram ainda parte da mesa de abertura os conselheiros Pablo Vazquez e José Ramon Blanco - este também presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) -, a presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Beatriz da Costa, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, e o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze.

\"Temos conversado com colegas de todo o Brasil e os problemas são muito semelhantes aos que enfrentamos no Rio. Por isso, cada um de nós deve buscar melhorias nos serviços onde trabalha para oferecer atendimento digno para a população e garantir uma boa formação profissional\", ressaltou Beatriz.

Futuro das residências

No primeiro dia do congresso, o cirurgião plástico e representante do Médico Jovem da Associação Médica Mundial, Nivio Lemos, palestrou sobre o panorama da formação em medicina no mundo, ressaltando as conquistas dos últimos anos e os desafios que ainda persistem.

\"As questões a serem pensadas não estão apenas na residência, mas também depois dela, quando o médico jovem se vê diante do mercado de trabalho. O que fazer nesse momento? Como abrir um consultório? Vale a pena fazer um mestrado ou doutorado? É um momento em que ainda precisamos de assessoria\", pontuou Lemos, que também está à frente da AMB Jovem.

Em seguida, foi aberta uma mesa de discussões sobre o tema \"O Futuro das Residências Médicas no Brasil\", com a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Sergipe (Cremese), José Júlio Seabra. Na sexta-feira, 14, o evento segue com palestras e a eleição da nova diretoria da ANMR.