Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

HGB: médicos farão relatório sobre a unidade

28/11/2012

O CREMERJ se reuniu, na manhã de quarta-feira, 28, com o corpo clínico e a Comissão de Ética do Hospital Federal de Bonsucesso, além do Sindicato dos Médicos, para avaliar se houve avanços na qualidade de atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais da unidade. Apesar da redução no número de pacientes na emergência, ainda há leitos em excesso: 36, segundo o último censo do hospital, quando o ideal seriam no máximo 25.

\"O corpo clínico e a Comissão de Ética vão elaborar um relatório com tudo que foi cumprido e o que ainda está pendente. Vamos enviar este documento para o promotor e o defensor público federal que estão atuando no caso, para que eles cobrem uma ação efetiva da direção e do Ministério da Saúde\", afirma a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo.

Participaram ainda da assembleia os conselheiros Sidnei Ferreira e Armindo Fernando da Costa, o diretor adjunto do HGB, Moysés Recthman, e o SinMed.

Entre as exigências judiciais estão a contratação de recursos humanos em até 30 dias e o início das obras da emergência em três meses. Há quase dois anos, desde que a construção foi interrompida, o atendimento é feito em um contêiner provisório. A transferência de parte dos pacientes para outras unidades também foi uma das ordens do juiz, que fixou multa diária de R$ 100 mil caso a liminar seja descumprida.

\"É preciso lembrar a importância da regulação de leitos nesse processo. E não falo apenas da regulação federal. Estado e município também precisam se responsabilizar\", alerta Márcia Rosa.