Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

HGB: CREMERJ dá prazo para fechamento de emergência

10/10/2012

O CREMERJ pediu que os pacientes da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso sejam realocados em outras unidades em, no máximo, dez dias. O pedido foi feito nesta quarta, 10, após o Conselho fiscalizar o hospital. Serão encaminhados ofícios para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde e secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Estiveram presentes na fiscalização a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, e os diretores Erika Reis, Sergio Albieri e Nelson Nahon.

Há mais de um ano, a emergência do hospital funciona de forma provisória em contêineres. O antigo espaço foi fechado para uma reforma, mas as obras estão paradas. “A emergência não está em condições de funcionar, com superlotação de pacientes e ambiente insalubre. O CREMERJ está notificando os gestores para que transfiram os enfermos para locais adequados”, declarou Márcia Rosa.

A emergência do Hospital de Bonsucesso tem capacidade para 35 pessoas. Porém, durante a fiscalização, estavam internados 56 pacientes, muitos deles com até 30 dias de permanência. A enfermaria masculina contava com 14 pacientes enquanto dispõe de somente dez macas, e dois deles dividiam o único espaço de isolamento. A Unidade de Pacientes Graves registrava deficiência de monitores e de bombas de infusão. Há uma grande dificuldade para encontrar leitos de retaguarda, ou seja, destinação para pacientes que não estão mais na fase emergencial e necessitam de tratamento prolongado.

O Hospital Federal de Bonsucesso é referência para a Zona Norte da cidade, e recebe também muitos pacientes da Baixada Fluminense.