Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Iaserj Maracanã recebe vistoria do CREMERJ

26/09/2012

O fechamento do Iaserj Central, que aconteceu em 14 de julho, causou preocupações no corpo clínico da unidade, principalmente em relação à continuação dos serviços prestados e aos programas para a população. À época, o CREMERJ visitou o ambulatório Maracanã para verificar se a transição e a transferência dos pacientes ocorreram de forma ética, encaminhando posteriormente o relatório para a Secretaria Estadual de Saúde para que providências fossem tomadas. O Conselho esteve novamente na unidade nesta terça-feira, 25, com o setor de fiscalização para verificar se as solicitações foram atendidas.

“Nós conseguimos receber os funcionários e alocá-los da melhor forma possível para atender os pacientes. Estamos verificando a demanda e pretendemos ampliar o atendimento, que hoje é em média de 250 por dia”, sinaliza o diretor geral Daniel Lopes. Ele afirma também que “não houve recusa de atendimento por parte dos médicos e que estão sendo analisados os plantões de forma individualizada para que todos os turnos sejam cobertos”.

Quanto ao arquivamento dos prontuários, a mastologista Eliete dos Santos deixou clara sua preocupação: “as instalações estão melhores, mas sofremos com o problema de arquivo ainda. Eu guardo as folhas de prontuário avulsas porque não tenho acesso aos prontuários antigos”. Lopes explicou que essa questão está sendo resolvida paulatinamente, já que são 1,7 milhão prontuários. Existem cinco funcionários trabalhando na organização, mas há apenas um computador, o que dificulta o processo.

O setor de hepatologia, uma preocupação dos médicos do Iaserj Central, está alocado na área anexa ao ambulatório, que foi reformada e refrigerada. O atendimento é feito por dois médicos hepatologistas e um clínico. Hoje, o corpo clínico é formado por 150 médicos.

“Os funcionários do Iaserj sofreram muito com a desativação da unidade. Nós, do Conselho, acompanharemos a continuação dos programas prestados e as condições desses serviços”, afirmou o conselheiro Pablo Vazquez. Além de Vazquez, participaram da visita os conselheiros Luís Fernando Moraes e Erika Reis.