Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove Fórum Sul/Sudeste

23/08/2012

Promovido pelo CREMERJ, o Fórum Sul/Sudeste sobre Urgência e Emergência reunirá especialistas de sete estados para apresentar desafios e soluções para o atendimento emergencial no sistema público de saúde. O encontro acontece nesta quinta sexta, 23 e 24, na sede do Conselho.

Na mesa de abertura, na quinta-feira, 23, às 18h30min, o médico Armando de Negri Filho fará um painel sobre o atendimento em emergência no Brasil. Negri é integrante da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência e membro da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina. Também como parte da abertura, os desafios de atendimento ao trauma segundo a Organização Mundial da Saúde serão apresentados por Marcos Musafir, que faz parte do grupo técnico de trauma da OMS.

Na sexta-feira, às 9h, o primeiro módulo de debate tratará do dimensionamento na emergência e abordará temas como o SOS Emergência, iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação da gestão e do atendimento de grandes hospitais e que pretende alcançar os 40 maiores prontos-socorros do país até 2014. Em seguida, às 10h30min, a discussão será sobre a formação para o trabalho médico em urgência e emergência e a criação da especialidade de emergencista.

Na parte da tarde, às 13h, o debate será sobre regulação nos sistemas de saúde e dentro dos próprios hospitais, com os núcleos internos. Às 14h30min, será feita uma apresentação do perfil dos médicos que trabalham em emergências no Rio e sobre o atendimento público em períodos de alta temporada, como carnaval e Réveillon. O último módulo trará uma visão jurídica da emergência, com participação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Ao final do fórum, será redigida uma carta de intenções com as conclusões do encontro e que será encaminhada ao Fórum Nacional de Urgência e Emergência. Está confirmada a presença do coordenador do Grupo de Trabalho sobre Emergência do CREMERJ, Aloísio Tibiriçá; Coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; e da coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Emergência do CREMERJ, Erika Reis.