Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ vistoria Souza Aguiar e CER anexo ao Hospital

03/08/2012

O Hospital Municipal Souza Aguiar recebeu a visita da diretoria do CREMERJ nesta terça, 31. A fiscalização aconteceu na CER – Coordenação de Emergência Regional, que funciona anexo à unidade –, e na emergência do hospital. O Souza Aguiar está se adequando para atender os pacientes referenciados de maior gravidade, enquanto que os pacientes de demanda espontânea são atendidos na CER.

A CER foi inaugurado em maio deste ano e possui gerenciamento da Organização Social CEJAM. Durante a visita dos conselheiros Erika Monteiro Reis, Pablo Vazquez e Sergio Albieri, foram encontrados aspectos positivos e negativos. Como positivos, foi encontrado um serviço organizado e bem equipado. No entanto, a porta dão serviço de radiologia não possui revestimento de chumbo e existem pacientes aguardando transferência há quase um mês. As equipes médicas estão completas, havendo dificuldade apenas para contratação de pediatra no plantão de sábado e sexta. 

A emergência do hospital foi reestruturada. Com as melhorias, a sala de repouso que sofria com a superlotação, hoje está apta a receber melhor os pacientes. “A taxa de permanência dos pacientes na unidade também diminuiu”, sinalizou Marta Olive de Moraes, coordenadora de assistência técnica.

A assessora da superintendência da Secretaria de Saúde, Karolyn Marques, acompanhou a vistoria. “O Conselho discorda do gerenciamento das Organizações Sociais, pois considera que é a privatização da gestão pública, contra a filosofia do SUS e com a o frágil controle da aplicação dos recursos públicos”, considerou Pablo Vazquez. O ponto levantado por Erika Monteiro é que “que embora as duas unidades estejam se complementando, não e justo que haja disparidade salarial entre os médicos que lá trabalham, pois todos atuam na assistência”.