Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Congresso discutirá como as varizes podem estar associadas a diversos problemas de saúde

No período de 15 a 17 de novembro será realizado no Phleborio 2018 o Congresso de Flebologia Francesa e Brasileira 2018, no Hotel Windsor Barra, Rio de janeiro. O evento terá dois momentos: no dia 15 haverá o Encontro Multidisciplinar de Ginecologia, Endocrinologia, Urologia e Angiologia e, nos dias 16 e 17, o Congresso de Flebologia, ramo da Medicina que estuda a anatomia e as doenças das veias. Toda programação está sob a coordenação do Cirurgião Vascular e Angiologista, Kennedy Gonçalves Pachêco.

Durante o Encontro do dia 15 serão discutidos vários temas como as infertilidades masculina e feminina e o risco de câncer; a relação entre Síndrome dos Ovários Policísticos e varizes ovarianas; se a mudança do fenótipo em ovários policísticos pode aumentar o risco para patologias como a infertilidade, câncer, trombose venosa, diabetes e doenças do ectoderma; a ligação entre menopausa, falência prematura de ovários e doenças neurológicas e vasculares; como a insuficiência de vitamina D pode exercer um papel importante na infertilidade, na resistência insulínica e na Síndrome do Ovário Policístico; qual o possível papel da varicocele na hiperplasia e no câncer de próstata; o problema do declínio androgênico masculino; quais os antioxidantes, minerais, vitaminais, bioflavonoides e os fitoterápicos que podem auxiliar no tratamento destas doenças, entre outros assuntos. Podem participar estudantes de medicina, médicos residentes e médicos das áreas de Ginecologia, Endocrinologia, Urologia, Angiologia, cirurgia vascular, Clínica Médica e Medicina Ortomolecular.

Já nos dias 16 e 17, será promovido o Curso Teórico de Formação em Flebologia Francesa e Brasileira, voltado para angiologistas e cirurgiões vasculares. Segundo o Dr. Kennedy Pachêco, especialista em Flebologia pela Université Pierre & Marie-Curie de Paris e cirurgião vascular há mais de 20 anos, nestes dois dias será possível conhecer melhor sobre a técnica de escleroterapia com espuma densa, guiada por um aparelho de ultrassonografia, indicada para varizes de grosso calibre, como veia safena interna, externa e veias perfurantes e colaterais insuficientes em planos anatômicos subcutâneos. “Será uma ótima oportunidade para os médicos especialistas aprenderem a técnica francesa aqui no Brasil. A etapa teórica vai durar dois dias, nos quais serão ensinados os princípios básicos da Flebologia francesa, tais como embriologia e anatomia venosa, hemodinâmica e os “segredos” da técnica de escleroterapia de grandes veias adotado pelos médicos franceses”, explicou.

Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, haverá uma etapa prática, com duração de seis dias. “Nesta fase, serão aceitos somente os médicos especialistas que tenham participado da etapa teórica. Faremos uma prática exaustiva, orientada por médicos franceses e brasileiros, com objetivo de treinar os participantes a executarem corretamente o método em seus consultórios”, destacou Dr. Kennedy Pachêco. Além disso, será oferecido um estágio prático em consultórios, no Brasil e na França, para os médicos que desejem ampliar mais o seu treinamento.

O idealizador do Congresso disse que, mesmo os profissionais que já estão habilitados a tratar seus pacientes com laser, radiofrequência e cirurgia, deveriam aprender a técnica de uso da espuma densa guiada por eco para ter mais opções de tratamento e aplicá-la em situações especiais como recidiva anárquica de canais safênicos, varizes do nervo ciático, varizes do nervo sural, perfurantes ósseas, perfurantes de pés, nas úlceras varicosas, nos complementos de tratamentos com laser e radiofrequência) e até nas varizes cutâneas. “Adquirir esse conhecimento mudou para melhor a minha vida profissional e a dos meus pacientes, já que passei a utilizar um tipo de tratamento que oferece bons resultados com baixas complicações”, concluiu.

A programação completa do Encontro e do Curso/Congresso, assim como as informações sobre inscrições, podem ser obtidas no site: http://congressophleborio.com.br/