Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Para combater o novo coronavírus, Ministério da Saúde regulamenta telemedicina

O Globo Online /

24/03/2020


Portaria lista regras para atendimento médico à distância

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde estabeleceu algumas regras para a telemedicina , ou seja, o atendimento médico à distância. A medida foi uma das encontradas para evitar o contato social e, assim, diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus , que já matou 34 pessoas no Brasil.

Os médicos poderão emitir atestados ou receitas por meio eletrônico. Para isso, precisará de dispor de uma assinatura eletrônica. Deverá ser registrado um prontuário clínico, com informações sobre o caso atendido, data, hora, meio de comunicação usado e número do registro profissional.

Segundo a portaria do ministério, o atendimento deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações .

Os médicos também terão de notificar casos do novo coronavírus se constatarem um por meio do atendimento à distância, e poderão inclusive determinar a necessidade de isolamento domiciliar.

Na semana passada, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia liberado a telemedicina para orientação e consultas enquanto durar a batalha de combate ao contágio da Covid-19 .