Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Faperj destinará R$ 30 milhões para grupos de pesquisa sobre o coronavírus

O Globo Online /

25/03/2020


Chamada emergencial quer indicar 'respostas rápidas' a temas como o diagnóstico da Covid-19

RIO - A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) lançará esta quinta-feira uma chamada emergencial de R$ 30 milhões para a pesquisa de Covid-19. A chamada está aberta para instituições de ensino e pesquisa do estado, além de startups, micro, pequenas e médias empresas.

O presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, afirma que a fundação tenta obter, "em tempo recorde", informações científicas sobre o coronavírus, como sua atuação com o hospedeiro, e de que forma as pesquisas podem ser usadas em políticas públicas.

- Podemos chegar a um patamar de centenas ou milhares de casos no Rio e no Brasil, podemos precisar internar inúmeras pessoas, e mesmo alguns países desenvolvidos tiveram dificuldades para lidar com este desafio. Então, a ciência deve dar respostas rápidas - ressalta.

Lima Silva estima que as chamadas resultarão na convocação de seis redes de pesquisa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento de kits de diagnóstico e métodos para ampliar a obtenção de insumos como máscaras, álcool em gel e respiradores.

Pesquisador titular e chefe da Divisão de Pesquisa Experimental e Translacional do Instituto Nacional do Câncer (Inca), João Viola assinala que as redes da Faperj podem contribuir para a descoberta da genética do vírus. Sabe-se que ele sofreu mutações em sua ida da Ásia para a Europa e, depois, para as Américas.

- O sequenciamento genético mostrou que, possivelmente, o coronavírus sofreu alterações - salienta. - Também é importante ressaltar como ele pode agir ao se combinar com outras doenças graves, como o câncer.

Da mesma forma, ao indicar o modo como o coronavírus age no organismo, será possível diferenciá-lo do vírus da influenza. Hoje, os profissionais de saúde têm dificuldades para realizar o diagnóstico, já que ambos resultam no desenvolvimento dos mesmos sintomas, como tosse mal estar e tosse seca.