Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Cirurgia no nariz não é só vaidade

Extra / Bem Viver

11/03/2019


Operação para melhorar respiração pode ser feita junto com correção estética

Fazer uma cirurgia no nariz não significa, necessariamente, a realização de um procedimento estético. Para casos em que a passagem de ar está prejudicada porque alguma estrutura nasal não apresenta o tamanho ou a posição correta, existe a rinoplastia funcional.

— Essa cirurgia tem por objetivo reposicionar e reconstruir estruturas que se relacionam diretamente com a função respiratória, como por exemplo as válvulas nasais que regulam o fluxo de ar inspirado e expirado; o septo nasal, quando desviado; e os cornetos nasais que, quando aumentados, podem contribuir para queixas como a obstrução nasal — explica a cirurgiã plástica Niandra Sartori.

O procedimento é rápido, dura cerca de duas horas, a depender do que for modificado no nariz. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, e a internação leva até 14 horas. A operação só é contraindicada caso o paciente tenha alguma restrição em relação a anestesia geral, procedimento necessário para a realização da reparação nasal.

Nos casos de rinoplastia para corrigir o septo (estrutura formada por cartilagem e osso localizado na parte interna do nariz), por exemplo, as chances de ter cicatrizes é mínima.

— Esse procedimento é feito por dentro do nariz, não sendo preciso nenhum corte externo na maioria das vezes, e não deixa nenhuma cicatriz aparente no rosto — garante Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista da Clínica Dolci e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Quando a cirurgia é “aberta”, é feito um corte entre as narinas, o que possibilita que o cirurgião tenha uma visão melhor das áreas que necessitam de modificação. Nesses casos, as cicatrizes são mínimas.

Para quem se incomoda não apenas com a qualidade respiratória, mas também com algum aspecto físico do nariz, aqui vai uma boa notícia.

— Além da questão funcional, se a paciente tiver alguma queixa em relação à estética do nariz, isso pode ser conversado e programado com o otorrinolaringologista, já que ambos os procedimentos podem ser realizados no mesmo dia — conta Eduardo.

Por não ser muito invasiva, rinoplastia funcional dificilmente deixa cicatrizes