Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Adolescentes podem ser transmissores da meningite

Extra / Bem Viver

09/03/2019


Mesmo infectados, eles não desenvolvem a doença, mas podem passar a bactéria

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis — popularmente conhecida como Meningococo — assusta por sua alta taxa de mortalidade: cerca de 20% dos pacientes não conseguem sucesso no tratamento. De acordo com Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives-UFRJ), em torno de 10% dos adolescentes e adultos são portadores assintomáticos da bactéria, que fica instalada na garganta. Assim, esse grupo não desenvolve a doença, mas tem capacidade de transmitir a bactéria.

— Não sabemos o que faz uma pessoa carregar a bactéria e não desenvolver a doença. De modo geral, pessoas que tenham algum problema nas vias respiratórias ou baixa imunidade nesta área acabam estão mais sujeitas — afirma Luciana Silveira, gerente médica da Sanofi Pasteur.

De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos de meningite mais comuns são as virais e as bacterianas — esta última merece grande atenção por conta da gravidade. A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela é transmitida por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Apesar de a doença poder afetar pessoas com qualquer idade, o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 5 anos.

— A meningite tem uma letalidade grande, além do risco de sequelas neurológicas graves, por isso a vacinação é tão importante — alerta a pediatra Priscila Mattos, gerente médica do CTI do Prontobaby.

Outra doença que pode ser causada pela mesma bactéria é a meningococcemia, um tipo de infecção generalizada, cujos sinais são manchas arroxeadas pelo corpo todo.

Esta doença progride rapidamente e a criança morre. Quem desenvolve esta infecção não tem a meningite porque a bactéria cai na corrente sanguínea e causa inflamação dos vasos de vários órgãos de maneira rápida — explica Maria Fernanda Motta, alergista e pediatra da clínica Infanti.