Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Cérebro de mulheres parece ‘mais jovem’ que de homens

Extra / Bem viver

06/02/2019


Estudo mostra que idade cerebral delas tem, em média, três anos a menos

 

As mulheres costumam viver mais que os homens e permanecer mentalmente plenas por mais tempo. Um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos pode explicar o motivo: os cérebros femininos parecem em média três anos mais jovens que os masculinos.

A pesquisa envolveu 121 mulheres e 84 homens que se submeteram a tomografias para medir o metabolismo cerebral ou o fluxo de oxigênio e glicose em seus cérebros. Os participantes tinham entre 20 e 80 anos. Nessas faixas etárias, os cérebros das mulheres pareciam metabolicamente mais jovens que os dos homens, segundo as descobertas.

Um algoritmo mostrou que os cérebros das mulheres tinham, em média, 3,8 anos a menos que suas idades biológicas. Em comparação, os masculinos eram aproximadamente 2,4 anos mais velhos que suas idades reais.

— Não é que os cérebros dos homens envelheçam mais rápido. Eles começam a idade adulta cerca de três anos mais velhos que os das mulheres, e isso persiste durante toda a vida — afirmou um dos autores do estudo, Manu Goyal, professor de radiologia na Escola de Medicina da Universidade de Washington.

Os cientistas esperam descobrir se as diferenças metabólicas no cérebro podem desempenhar um papel protetor para as mulheres, que tendem a ter melhores qualificações que os homens nos testes cognitivos de lógica, memória e resolução de problemas na terceira idade.

Poderia significar que a razão pela qual as mulheres não experimentam tanta deterioração cognitiva nos últimos anos de vida é porque seus cérebros são efetivamente mais jovens — disse Manu Goyal.