Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saiba como notar a anemia

Extra / Bem viver

04/09/2018


Falta de hemoglobina no sangue provoca palidez e prejudica rendimento

Palidez, sensação de fraqueza, falta de ar ao realizar pequenos esforços. Esses são alguns dos sintomas da anemia, problema que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e crianças em fase de crescimento. A condição é caracterizada pela diminuição dos níveis de hemoglobina (proteína responsável por distribuir oxigênio pelo corpo) no sangue.

— A anemia pode surgir rapidamente, de um mês para o outro, ou pode durar meses para ser desenvolvida. Na maioria das vezes, ela não é uma doença em si, mas a manifestação de que algo errado está acontecendo no corpo. Se a mulher menstrua mais que o normal, por exemplo, ela tem mais chance de ter anemia — explica Eduardo Mellen, hematologista do Hospital Quinta D’Or.

A principal causa de anemia é a deficiência de ferro no organismo. O nutriente é o grande responsável pela formação da hemoglobina e sua falta prejudica a produção da proteína. A manutenção do mineral no corpo pode ser feita através de uma alimentação balanceada que inclua carne vermelha, ovo, hortaliças verde escuro (brócolis e agrião), beterraba crua, feijão e aqueles ricos em vitamina C (como laranja, acerola, morango) que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

O diagnóstico é feito por meio de um hemograma, exame que detalha a quantidade de cada componente do sangue. A anemia é constatada quando há menos de 12g/ dl (gramas por decilitro) de hemoglobina no sangue quando mulher, 13g/dl quando homem e 11g/dl quando gestante ou criança.

Problema eleva risco de doença cardiovascular

O tratamento vai depender da causa da anemia.

— Se for por carência de nutrientes, basta corrigir o fator carencial, aumentando o consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina B12, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C, que são os principais fatores e cofatores na produção de sangue — orienta o endocrinologista Jorge Jamili, da clínica Medicina Preventiva e Regenerativa.

Um dos grandes riscos de quem está anêmico é sofrer de problemas cardiovasculares.

— Quando temos anemia, nosso corpo tenta compensar a falta de hemoglobinas sobrecarregando o coração, que vai ter que bombear sangue mais rápido para que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo. Isso pode aumentar a pressão sanguínea do paciente — alerta Eduardo.