CAMPANHA: QUANTO VALE O MÉDICO?

As lutas da CAUSA MÉDICA tiveram um grande impulso no dia 02 de outubro de 2007, quando foi lançado um movimento que se tornou permanente pela valorização dos médicos. Tendo como base um trabalho publicitário, o objetivo era chamar atenção sobre os problemas da categoria, em duas fases. Na primeira delas, spots para rádio e televisão, outdoors e anúncios de jornais perguntavam “Quanto vale o médico?” e evidenciavam uma realidade que os pacientes conheciam bem: a desassistência. A diferença é que, até então, a população acreditava que os responsáveis eram os médicos. Na segunda fase, os médicos e a população respondiam o slogan com a afirmação “O médico vale muito!”.

Simples, mas de grande impacto, as campanhas citavam números inquietantes: quantidade de vítimas de balas perdidas, de acidentes de trânsito, da epidemia de dengue, entre outros, contrastando com a falta de equipamentos, leitos e remédios. Mostrava, com isso, a difícil escolha do médico, priorizando quem e como atender, num cenário desesperador, com salários irrisórios e responsabilidade infindável.

Os resultados foram positivos: mudança na autoestima dos médicos que, motivados, passaram a não aceitar mais empregos e vagas em concursos públicos que ofereciam salários aviltantes. Mais unidos, eles foram às ruas em manifestações ruidosas e contaram com o assentimento da população. Estudantes de Medicina, espontaneamente, confeccionaram camisetas de apoio, Conselhos de outros estados também aderiram à ideia e a partir desse movimento outros tópicos foram ganhando a ordem do dia. Um bom exemplo da mobilização foi a luta contra a Medida Provisória 568/12, que trazia prejuízos nos salários dos médicos.

Os slogans “Quanto vale o médico?” e “O médico vale muito!” permanecem em destaque nas mobilizações, assim como a firme determinação e incansável luta dos médicos por melhores condições de trabalho e respeito.

FOTOS:

Lançamento da campanha: O Médico Vale Muito

02/10/2007

Quanto Vale o Médico Quanto Vale o Médico Quanto Vale o Médico Quanto Vale o Médico Quanto Vale o Médico