Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novo curso de aperfeiçoamento aborda o cuidado paliativo na Atenção Domiciliar

03/01/2019

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes aos cuidados paliativos no âmbito da atenção domiciliar, já podem se inscrever no mais novo curso de aperfeiçoamento Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desenvolvido em parceria com as secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, o curso é gratuito, totalmente autoinstrucional e tem como objetivo qualificar os profissionais para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar, subsidiando metas e propósitos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPADD).

As matrículas podem ser realizadas até 02 de janeiro de 2020. O início é imediato.

De acordo com a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, o curso oportuniza o aprimoramento dos conhecimentos que potencializam as possibilidades e alternativas de se promover ações e procedimentos para a oferta de uma assistência de qualidade, empática e integral.

Nesse sentido, ela acredita que o grande destaque do curso está na ressignificação dos conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde na oferta dos cuidados paliativos à pessoa em situações de adoecimento grave, e sem possibilidade de cura. “É preciso desconstruir o equívoco de que nessas condições a pessoa retorna ao domicílio por estar ‘desenganada pelos médicos’ ”, explica.

Para isso, o curso dispõe de uma plataforma virtual – Plataforma Phila – por meio da qual o aluno realiza atividades e tem acesso à biblioteca online. São 180 horas de aulas, distribuídas em quatros módulos e estruturadas a partir dos seguintes eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para esse cuidado, avaliação da pessoa e especificidade do cuidado paliativo em atenção domiciliar.

O prazo para conclusão das atividades é até 2 de fevereiro de 2020, com certificação ao final das aulas. Profissionais da área da saúde sem ensino superior poderão participar do curso, porém não receberão certificação.

 

Fonte: UNA-SUS