Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SBP lança concurso literário para premiar textos de ficção voltados para público infantojuvenil produzidos por pediatras

10/10/2018

Nesse ano, as comemorações pelo Dia da Criança se revestem de uma característica especial para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Como na mesma data (12 de outubro) também se festeja o Dia Nacional da Leitura, a entidade aproveita a oportunidade para lançar um concurso para premiar pediatras-autores de livros de ficção, voltados para os públicos infantil e jovem.

“Os dois temas – pediatria e literatura -  dialogam e nos fazem pensar sobre a importância da leitura para a formação de crianças e adolescentes. Ler fomenta conhecimento, criatividade, imaginação. Ler também alimenta sonhos e ajuda na trilha em busca da cidadania. A literatura transforma e possibilita aos leitores descobrir mais sobre si, o outro e o mundo”, ressalta a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, idealizadora da iniciativa.

EDIÇÃO - Nesta sexta-feira (12), começa o período de inscrição no concurso SBP de Literatura. Em sua primeira edição, cujos resultados devem ser anunciados em 2019, poderão participar obras de ficção, nos gêneros conto e novela, destinadas à crianças e jovens. Os autores devem ser pediatras regularmente inscritos na SBP e residentes no Brasil.

Serão premiados trabalhos em três categorias: infantil (para leitores até 11 anos), juvenil (de 12 a 19 anos) e adulto (com 19 anos ou mais). Os vencedores em cada segmento receberão franquia de inscrição, passagem aérea e hospedagem para participar do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), a ser realizado em Porto Alegre (RS), em outubro de 2019. Também ganharão diplomas de mérito pela conquista.

PREMIAÇÃO - Somente um único texto, em cada categoria, será contemplado com o prêmio principal. Além desses vencedores, a SBP poderá atribuir até outras duas menções honrosas por faixa, que receberão um diploma em reconhecimento pela qualidade do trabalho apresentado. Para esses concorrentes não está prevista a franquia de inscrição ou cessão de passagens e hospedagem para o CBP.

Além dessas premiações, os selecionados pela Comissão Julgadora – ganhadores e donos de menções honrosa – em cada categoria terão seus originais diagramados e publicados em plataforma online mantida pela SBP. Maiores detalhes para participação no concurso constam em edital específico, que está disponível no site da SBP.

INSCRIÇÃO - O prazo de inscrição vai das 18h do dia 12 de outubro de 2018 até às 18h do dia 12 de abril de 2019 (horário de Brasília). Não serão consideradas inscrições após esse período. A Comissão Julgadora será composta por pediatras e especialistas em literatura e será mantido em segredo até a escolha do vencedor.

O período de avaliação dos originais acontecerá entre 13 de abril de 2019 até 13 de setembro de 2019. “Vamos identificar e valorizar a atuação de pediatras autores de livros para o público infantojuvenil. Se você é um pediatra autor, nos diga! Vamos organizar uma galeria de médicos autores, valorizando cada obra e a união da literatura com a atenção à saúde de meninas e meninos brasileiros. Esta iniciativa precisa de seu apoio, enviando conteúdo e estimulando o hábito da leitura junto às crianças”, arrematou a presidente do SBP. 

 

Fonte: Site da SBP